Garbo Cultural

Pesquisa

Talvez num primeiro momento a palavra “gestual” possa levantar a ideia de um teatro que se vale de muitos recursos em gestos manuais, mímesis de ações com objetos delineados, jeito característico de determinada personagem etc. Mas, apesar destes elementos terem sua importância, o termo “gestual” aqui apresentado trata de algo mais global, que corresponde a um conceito importante criado por Bertolt Brecht: o chamado “gestus social”. Segundo ele: “o gesto social é o gesto que é significativo para a sociedade; que permite tirar conclusões que se apliquem às condições desta sociedade”

É uma busca por traduzir certas particularidades históricas através dos indivíduos e suas atitudes. Neste caso, o ‘Gesto’ não é um recurso, ou um elemento isolado ajustado na atuação de atores e atrizes. Trata-se de linguagem. Gesto enquanto criação de significados que particularizam a situação e o ser, ao mesmo tempo que remetem a algo maior e fora deles mesmos; de relevância para a sociedade e que só é possível se tornar inteligível através do contexto. Este contexto, por sua vez, precisa da fábula para sua instauração, sendo dela toda a primazia. 

Buscamos caminhar em direção a tais princípios de criação em torno dos desafios da dramaturgia, da atuação e da encenação, no espírito coletivo e criativo imprescindível ao teatro.

Cabaré do fim do Mundo (2018)

NUCCA – Núcleo de Criação Cênica 

Direção de Tiche Vianna e Direção musical de Marcelo Onofri

Desenvolvemos cenas livremente inspiradas no poema “A bomba” de Carlos Drummond de Andrade, e a personagem ‘Bilú Dinamite’ – no espetáculo “Cabaré do fim do mundo” do NUCCA – Núcleo de Criação Cênica. 

Os dois vigários
(2019)

Representação cênica do poema “Os dois vigários” de Carlos Drummond de Andrade apresentado no Show de Variedades do Terraço Garatuja

Algumas poesias de memória (2020)

Texto e exercício cênico/audiovisual produzido em contexto pandêmico como resultado prático de pesquisa de mestrado. Pesquisa de construção cênica e dramatúrgica partindo da criação de personagens e diálogos a partir de colagens, adaptações e desenvolvimentos de trechos de poesias de Carlos Drummond de Andrade.